SoS: CRU

Praise You - SoS

Em 1999, o baixista, produtor, e acima de tudo DJ, Norman Cook, mais conhecido como Fatboy Slim, combinou o vocal de Camille Yarbrough para a música “Take Yo’ Praise”, de 1975, com o piano de “Balance & Rehearsal”, de Hoyt Axton e James B. Landing Sound Inc., de 1973, temas de desenhos animados da tv e da Disney (entre outras coisas) e criou a música “Praise You”. Lançada no álbum You’ve Come a Long Way Baby, Praise You se tornou um clássico do Big Beat, chegou ao topo das paradas britânicas e se tornou trilha sonora obrigatória de grandes baladas ao redor do mundo durante os anos 2000.

Um dj produtor usa música de “banda” para criar uma música “eletrônica”. Aí, vem a SoS e faz a música “eletrônica” voltar virar música de “banda”, usando ao vivo recursos como loopers e delays, que Fatboy Slim usou em estúdio, fechando um ciclo de reciclagem onde todos saem ganhando.
Para provar que boa música é algo que fala por si só, temos orgulho de apresentar a nossa versão de Praise You, gravada totalmente ao vivo.

Sensacional Orchestra Sonora – SoS – Praise You from Sensacional Orchestra Sonora on Vimeo.

10 anos de SoS

No mês passado, tivemos uma noite inesquecível no Bourbon Street, quando fizemos um show para comemorar os nossos 10 anos de vida. Em uma noite onde reunimos mais de 500 amigos, entre eles, gente que veio de Porto Alegre, gente para quem tocaríamos em sua festa dois dias depois, fizemos um show de lavar a alma, daqueles que nos preenchem com bons sentimentos por pelo menos outros 10 anos,

Pra você que esteve com a gente no Bourbon Street e principalmente pra você que não pode vir, trouxemos uma playlist com as músicas que tocamos naquele dia.

Escolhemos essa playlist não só porque gostamos de cada uma dessas músicas mas também pelo fato de elas exigirem bastante de cada um de nós.

Duas músicas que tocamos no show não estão disponíveis no Spotify: Sledgehammer, do Peter Gabriel e I Love Rock N’ Roll, da Joan Jett.

Aproveitem!!

 

Ensaio SoS - Janeiro 2016

Passado o Carnaval o ano começa oficialmente. Ufa!

Na verdade nós já estamos trabalhando faz um tempo e começamos o ano acrescentando músicas novas ao nosso repertório. Cada vez que isso acontece os ensaios são mais intensos e interessantes, adoramos novidade, isso nos mantém estimulados e alimenta a empolgação dos nossos clientes.

Com vocês a SoS em Breakout – hit de 1986, do Swing Out Sister

Ensaio SoS 21/01/2016 – Breakout from Sensacional Orchestra Sonora on Vimeo.

E também uma música que não tem nome, que faz parte da trilha sonora do filme Star Wars – A New Hope, de 1977. A música é composição de John Williams.

Ensaio 28/01/16 – Star Wars Cantina Band from Sensacional Orchestra Sonora on Vimeo.

Ho Ho Ho… É Natal!

 Lá vamos nós mais uma vez, nos reunir com pessoas queridas para celebrar mais um Natal. Familiares, amigos, vizinhos… o que importa é juntar a galera para celebrar!

Cada família tem uma tradição, um doce que não pode faltar, um jeito especial de assar o peru, uma dinâmica de festa: primeiro a troca de presentes e depois o jantar e o brinde ou vice versa, em umas o amigo é secreto, em outras ele é oculto e por aí vai…

De um jeito ou de outro, uma coisa é certa: sem música não há festa. Nenhum tipo de festa.

Mesmo assim, nem sempre as pessoas se organizam neste sentido e, na hora H, ficam caçando músicas de Natal para entrar no clima, o que nem sempre dá certo…

Pensando nisso, criamos uma playlist “do peru” com as melhores músicas de Natal gravadas por grandes astros da música internacional de todos os tempos.

Agora é só apertar o play e se divertir!

Feliz Natal!!!

Feliz 2016!

Nós da SoS agradecemos aos amigos, parceiros e clientes por, juntos, termos atravessado 2015 com festa.
Desejamos boas festas a todos e que em 2016 a humanidade possa brilhar e ser feliz!

 

Feliz 2016 – Shiny Happy People – Sensacional Orchestra Sonora from Sensacional Orchestra on Vimeo.

Créditos:

Músicos:  

Ricardo: Voz /  Nathalie: Voz / Tedeschi: Voz e Glockenspiel /  Peixe: Ukulele / Agenor: Escaleta e Vl-1     Du: Baixo no Vl-1 / Emilio: Percussão / Chrys: Percussão / Caruso: Ukulele / Marcelo: Kazoo / Julio: Banjo

 

Equipe Técnica:

Direção: Cuca / Produção: Luana / Produção Técnica: Stone House Filmes

 

Agradecimentos Especiais:

Rafael Terpins, Thor Medeiros, Wlad Oliveira, Steven Cruz, Dudu Toledo e Olga M. Farji

 

Aproveitamos pra colocar algumas fotos dessa gravação, que, acima de tudo, foi a maior diversão.

IMG_0392

IMG_1458

IMG_1446

Nathalie

IMG_1435

Tedeschi

IMG_1440

Du

IMG_1454

Maurício Caruzo e Marcelo Freitas

Caruso e Marcelo

Agenor de Lorenzi

Agenor

IMG_1405

Peixe

IMG_1404

Emilio, Chrys e Du

Ricardo Arantes

Ricardo

IMG_1447

Julio

IMG_1443

Chrys

IMG_1425

Fotos by: Luana Simons

SoS e a eterna busca da alma.

Já há vários meses que recebi esse texto do Du Moreira, baixista da SoS. Nele, o Du fala sobre o nosso processo de trabalho e sobre a nossa busca em fazer o nosso melhor. Até aí tudo bem… só que o texto dele ficou tão legal que ficou difícil pra gente ilustrá-lo.

Chegou a hora de publicá-lo e de criar toda uma nova categoria no nosso blog por conta disso. A partir de agora,vamos documentar e postar detalhes do nosso processo de trabalho e para inaugurar essa coluna, vamos postar dois videozinhos do Agenor, nosso diretor musical programando alguns timbres de teclado para algumas músicas que tocamos.

Mas antes, vamos ao texto do Du:

“Existe uma dimensão do fazer musical que não se justifica apenas pelo desejo legítimo de agradar ao público. É algo que vem da motivação de cada músico em ter escolhido sua profissão. Diz respeito à maneira mais natural de se relacionar com a música, de fruir de seus objetos e paisagens, de transitar por seus vários estilos e escolhas. Isso claramente é sempre maior – ou deveria ser – do que a simples intenção de fazer um bom trabalho.

Para alguns, essa dimensão pode ser a liberdade da improvisação, para outros, uma postura de profundo esmero técnico, uma paixão por seu instrumento de escolha, por sua voz. Tem ainda os que estão na música e nas artes em geral por uma relação com o espelho, por algo do campo da sedução. Não se trata de comparar posturas ou motivações. Cada músico busca sua verdade, e não raro, ela é indistinguível de seu próprio estilo de vida. No entanto, há na SoS um fio condutor bem claro: somos entusiastas da música. Quase mais como ouvintes do que instrumentistas, nosso barato é tentar entender qual a verdade de cada estilo musical que executamos. Os ensaios e shows tomam a forma de homenagens às diversas genialidades que compuseram, arranjaram ou executaram as canções do nosso repertório. Os sintetizadores dos hits de Michael Jackson são pesquisados a fundo; os arranjos de sopros do Earth, Wind and Fire; a competência do brasileiro Lincoln Olivetti em transformar a década de 80 na música pop brasileira num show de proficiência e cuidado técnico-musical; o tiro certeiro do último álbum do Daft Punk; a tosqueira expressiva dos Strokes; a absoluta superioridade dos Beatles… tudo isso faz parte do nosso (não há outra palavra a ser usada aqui) tesão em tocar música.

Certamente, não tratamos de apenas chegar aos eventos, tocar o mais competentemente que conseguirmos e ir embora. No palco, os timbres eletrônicos do Depeche Mode que tanto tentamos reproduzir, renovam nosso entusiasmo. Poderíamos, claro, substituí-los por outros. O público dançaria da mesma forma. O solo que Eddie Van Halen gravou em Beat It não é indispensável, nem a linha de baixo que Paul McCartney gravou em Something, nem a curva dinâmica da melancolia de Comfortably Numb, do Pink Floyd. É possível ser um boa banda de covers sem atentar para detalhes desse tipo.

Só que não é disso que se trata estar na SoS.

música aqui.

E nosso prazer não é apenas tocá-la: é celebrá-la.”

Comfort Music

Em uma playlist deliciosa preparada pelo Peixe e pelo Edu Tedeschi, reunimos canções de diversos artistas, de diversos gêneros, de diversas línguas, com um único propósito: deixar você numa relax para curtir alguma outra atividade, como ler, comer com os amigos, regar as plantas e até mesmo ouvir música…

Comfort Music é aquela música que te traz uma sensação de bem estar, como acordar na praia ou no campo, comer uma comidinha gostosa ou se aninhar no sofá com um cobertor bem quentinho. 100 músicas, 7 horas e meia de som, e a lista não para de crescer. Isso, em si, já é um conforto!

 

Aproveite!!

Jamaicanicidades - Rocksteady

Graças a Bob Marley, a Jamaica sempre será lembrada pelo Reggae. Apesar disso, não é só de reggae que se faz a música Jamaicana.

O Rocksteady é um ritmo que surgiu na Jamaica entre o Ska e o Reggae e teve a sua época áurea entre 1966 e 1968.

De acordo com Hopeton Lewis, um dos pioneiros do estilo, o Rocksteady teria surgido por acidente. Em 1966, durante uma seção de gravação da música “Take It Easy“, Lewis não estava conseguindo cantar a música acompanhando o beat rápido do Ska e por isso pediu para que os músicos diminuíssem o tempo da música. Superando as expectativas, a música virou um hit imediato.

Um pouco mais lento que o Ska, no Rocksteady o piano e o baixo ganham mais evidência, os naipes de metal perdem um pouco de sua importância, e abre-se o espaço para a voz e outros instrumentos solistas. Com um maior destaque para os cantores, maior liberdade nos temas das letras e e nas melodias, o rocksteady é praticamente sinônimo de grandes cantores, como Alton Ellis, Hopeton Lewis, Derrick Harriott, Bob Andy, Ken Boothe e de grupos vocais, como os Gaylads, os Maytals e o Heptones. Mais relaxado, o ritmo permitia uma dança mais sensual e na época, isso virou febre principais Sound Systems da ilha.

Apesar de sua curta duração, a influência do Rocksteady é gigante. Muitos dos principais artistas de reggae começaram tocando Rocksteady (ou ska) e muitos dos principais crooners jamaicanos vieram de grupos vocais da época: Junior Biles veio dos Versatiles, John Holt era dos Paragons… o próprio grupo de Bob Marley, os Wailing Wailers (que, na verdade, não chegou a gravar muitos rocksteadys, uma vez que Bob passou o ano de 1967 morando nos E.U.A.), no início da carreira, consistia num trio vocal, como tantos outros.

Até hoje, bandas contemporâneas como os Slackers, o Hepcat e tantas outras continuam gravando rocksteadys, que segue sendo um dos ritmos favoritos dos amantes de música jamaicana, como eu.

Essa playlist reúne alguns clássicos do rocksteady. É só dr o play e curtir!!

Para saber mais: Não existe no Brasil nenhum site melhor sobre música jamaicana do que o youandmeinajamboree. Se você é fã, não deixe de conhecer!

Grove Guys: o blend perfeito entre o pop e o clássico, elegante sem ser careta.

SoS Cru – Groove Guys

Ao longo dos nossos quase dez anos de história cruzamos e tocamos com dezenas de músicos, através das nossas 3 bandas ou dividindo palcos e eventos com outros profissionais. Temos o orgulho de ter os melhores artistas tocando com a gente e agora, de maneira inédita, resolvemos abraçar um projeto que foi concebido além das nossas fronteiras: o Groove Guys.

Quatro músicos de sólida formação erudita, mas com influências de jazz, soul, funk e MPB, resolveram se divertir e fazer um som de altíssima qualidade e cheio de personalidade.

Por isso, embarcamos nesse projeto e trouxemos para o portfólio da Sensacional Orchestra o talento de Marcos Scheffel, Cuca Moreira, Daniel Pires e Rafael Cesário.

Por hora, chega de papo. Vamos deixar que a música transmita o que realmente importa, com vocês: Grove Guys: o blend perfeito entre o pop e o clássico, elegante sem ser careta.

Se você curtiu e quer assistir a muitos outros vídeos do Groove Guys clique aqui.

Vídeos Oficiais 2015 - SoS2 - Venus

Escrita em 1969 por Robbie Van Leeuwen e gravada pela banda holandesa Shocking Blue em 1970, Venus (o single) vendeu mais de 7,5 milhões de cópias no mundo e atingiu o topo das paradas em 9 países, incluindo os Estados Unidos. Em 1986, Venus voltaria ao topo das paradas em 7 países, desta vez regravada pelo grupo inglês Bananarama.

Ao longo da história, a música seria regravada por dezenas de artistas do mundo todo e com muito orgulho, apresentamos aqui a nossa, na voz da Nathalie Alvim e Men In Grey da SoS2.

Sensacional Orchestra Sonora – SoS2 – Venus from Sensacional Orchestra on Vimeo.

Páginas1234