SoS: CRU - Clipes Incríveis

Clipes Incríveis: Peter Gabriel - Sledgehammer

Sledgehammer, música do álbum So, de 1986, de Peter Gabriel é um dos clipes que mais marcou a minha vida. Em 1987, quando ele foi lançado, eu tinha 11 anos. Ainda não havia Mtv no Brasil mas a gente podia ver video clipes em alguns programas espalhados pelos poucos canais de tv que tínhamos na época.

Como não lembrar do programa Clip Trip, que passava na Tv Gazeta?

E não tinha mesmo como esse clipe passar desapercebido. Não só por mim mas por milhões de pessoas em todo o mundo.

Sledgehammer, a música, chegou ao topo das paradas dos E.U.A. e do Canadá e ao número 4 da Inglaterra.

O Clipe de Sledgehammer, que ganhou 9 VMAs em 1987 (recorde até hoje) e é até hoje o clipe mais exibido pela MTV, foi dirigido por Stephen R. Johnson. Johnson, que a princípio não tinha gostado da música (para ele Sledgehammer era apenas mais uma música de branco que tentava soar como música de negro), havia dirigido o clipe de Road To Nowhere, do Talking Heads, um ano antes.

A animação de massinha, o stop motion, e a pixelização características do clipe são obra de Aardman Animations, estúdio que viria a ficar famoso depois com trabalhos como Wallace & Gromit e Fuga das Galinhas

Se o clipe de Sledgehammer pode ser considerado inovador em 2015, imagina em 1987!

Aproveite e assista aqui à SoS tocando a música Sledgehammer. O vídeo, que foi dos primeiros que fizemos, foi gravado em um evento na Estação São Paulo, em 2009.

 

Fontes: Revista Time, Wikipedia e site Songfacts

Clipes Incríveis: OK Go - I Won't Let You Down

Lançado em 14 de outubro de 2014, o clipe de I Won’t Let You Down, da banda de pop rock americana OK Go, faz parte do quarto trabalho da banda, entitulado Hungry Ghosts.

Gravado em um único take por uma câmera instalada em um drone, a sequência precisou de quase 60 tentativas para dar certo. O drone, que além de ser operado manualmente também era guiado por um GPS, teve que voar a uma altitude de 800m para captar a dança dos guarda chuvas de tantas colegiais japonesas; 2328, para ser preciso.

O Clipe, que foi dirigido por Morihiro Harano e que tem a coreografia do excêntrico coreógrafo japonês Air:man, foi captado em velocidade dobrada para que se conseguisse um efeito a lá Bugsy Berkeley (famoso coreógrafo de Hollywood conhecido por suas criações caleidoscópicas). Para isso, toda a coreografia foi feita enquanto a música era tocada em alto falantes enormes na metade de sua velocidade normal .

O trabalho durou várias semanas mas valeu a pena. O clipe ficou realmente incrível e até a data desse post, já tinha mais de 17 milhões de views no youtube.

Se você quiser saber um pouco mais sobre esse clipe e sobre a OK Go, assista aqui a uma entrevista com Damian Kulash e Tim Norwind, cantor e guitarrista, respectivamente, da banda OK Go.

Fontes: Site oficial da banda Ok Go, site da revista Billboard americana, Wikipedia, Motiongrapher e The Japan Times